segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Klitomovies: Review de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Felizmente para todos, não há muitos pontos de comparação entre o filme Cavaleiro das Trevas e Batman & Robin.O único ponto em comum entre o filme de Nolan e de Joel Schumacher, é que ambos souberam explorar um único aspecto: cenas em que você realmente sente o amor entre Bruce Wayne e seu sempre fiel mordomo Alfred. Claro, Nolan é um pouco mais discreto. Mas eles dois são o coração do filme, em um filme feito com o coração.

E nesse filme podemos ver três coisas que não vimos no seu principal adversário no cinema,Os Vingadores,que escaparam das mãos de Joss Whedon: o envolvimento emocional, um genuíno senso de perigo e um aprofundado drama humano. Mas há uma coisa que todos têm que saber sobre a última parte da trilogia: este é um filme do Batman e sobre Batman.Enquanto no filme anterior,os holofotes estavam todos sobre o Coringa, de Heath Ledger, este desloca-se novamente para Bruce, e em como o morcegão enfrenta sua mais dura missão: a aposentadoria. 
A decisão tomada por Christopher Nolan para concluir a sua visão do filme Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge, é bastante incomum em Hollywood, pois estamos falando de um filme em que sua segunda parte atingiu a bilheteria de US$1.001.921,825, décima primeira maior bilheteria da história,e na terceira parte,com uma semana de estréia filme já arrecadou só nos EUA $535 milhões.Difícil para qualquer estúdio encerrar uma franquia tão lucrativa como a do homem morcego,não?

Nolan continua promovendo,como sempre,uma obra que prende a atenção do público(eu mesmo não pisquei o olho um segundo durante o filme)e no mais recente filme, o diretor acerta muito nas cenas de ação,principalmente nas seqüências de luta. Ninguém pode criticar a primeira cena de luta entre Bane e Batman. Outro ponto também interessante do filme é o uso de flashbacks para explicar certos fatos ou origens de alguns personagens da película,fazendo com que ninguém se perca durante a trama. 

Saliento também, a volta de momentos de bom humor,algo que faltou no filme anterior. Em relação às atuações, nesse filme Christian Bale(Bruce Wayne/Batman)esta acima da média,conseguindo humanizar seu personagem,mostrando um lado pouco explorado nos filmes anteriores,o Bruce não sendo um playboy,e sim alguém que esta num momento de reflexão,sobre rumos,dúvidas,decisões e as evidentes seqüelas físicas sofridas nos anos anteriores como Batman. Michael Caine também é outro a ser citado,dessa vez ele procura passar a dor,a tristeza de ver alguém tão próximo não conseguir seguir com sua vida,aqui ele procura ao máximo fazer com que seu patrão,quase filho,Bruce,siga com um rumo positivo em sua jornada,ele quer um basta em tantas lutas,violências,torturas e sacrifícios que tem sido feitos pelo personagem titulo,um show desse veterano ator. Outro que se destaca é nosso grande Gary Oldman(dessa vez como Comissário Gordon)presença importante para o desenvolvimento e crescimento dos personagens a sua volta. Hathaway segue bem no papel de Selyna Kile(mulher gato)se destacando como uma promissora parceira do nosso herói. Tom Hardy também não faz feio como o terrível vilão Bane,mas aquele que chamou muita minha atenção em particular,foi o personagem de Joseph Gordon-Levitt (John Blake)um policial que procura honrar sua farda,que procura fazer justiça e que se torna um aliado forte para Batman.

Em suma,o terceiro Batman é um grande filme, que provavelmente,não é o mais emocionante da trilogia,mas tem seus grandes momentos e reviravoltas diversão garantida para qualquer fã de bons filmes. Enquanto filme como Homem Aranha 3,X-Men:Confilto final e Blade Trinity são grandes danos para os filmes de super heróis, para Nolan,Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge ,passa longe...uma despedida digna de um grande herói,de um grande diretor e de uma grande obra. 

E que venha Superman e o vindouro filme da Liga da Justiça.

Resenha de Marcos Queiroz.

2 comentários: