quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Quarteto Fantástico de 1994- O filme nunca lançado...



Olá, amigos
Estou de volta com outro clássico não lançado nos cinemas, depois de Homem-Aranha e Superman, desta vez apareço com o filme da família mais poderosa do universo Marvel: O Quarteto Fantastico.
É engraçado, a invejável produtora de filmes Marvel Studios ser tão descuidada com seus filmes há exatos 18 anos atrás, porque naquela época o mundo ainda estava em êxtase pelos dois filmes do Batman de Tim Burton e a Marvel não queria passar batido frente a concorrência com a DC e também queria levar seus personagens ao cinema e ai que entra a idéia de pegar um dos seus grupos de heróis mais populares da casa, no caso, o Quarteto, pois poderia ser um filme para toda a família, assim, podendo até ultrapassar a bilheteria alcançada pelos filmes do morcegão, porem, essa historia não teve um final feliz.

Comecemos a jornada, a Marvel vendeu os direitos dos personagens a uma produtora alemã chamada Neue Constantine, mas durante a pré-produção tudo estava muito atrasado e o prazo para se iniciar as gravações já estava no fim, especula-se que naquele tempo, se o grupo não cumprisse o prazo determinado teria de pagar uma multa de 5 milhões para a Marvel, então, eles tinham um mês até o fim do contrato.  Mas como fazer um filme em tão pouco tempo? Quem seria capaz de tal proeza? Eis que surge o maior nome em produções baratas de todos os tempos: Roger Corman.
Sr Corman era um “renomado” diretor de filmes B, super trashs e fazia seus filmes sempre em tempos recorde, então ele ficou com a produção do “clássico” e para a direção foi chamado um tal de Oley Sassone (nem me atrevi a pesquisar algo sobre os trabalhos dele) e assim, começaram a fazer o filme. O processo começou com a escalação do elenco, que por sinal, não era la essas coisas, nomes como Alex Hyde-White (Sr Fantastico), Rebecca Staab (Mulher-Invisível), Jay Underwood (Tocha-Humana), Michael Bailey Smith (Coisa), Joseph Culp (Dr. Destino) .
O elenco era bem desconhecido para boa parte do publico, o menos desconhecido era Alex Hyde mesmo, eles fez ponta e pequenas participações em alguns filmes top, como por exemplo,Indiana Jones 3, logo no inicio do filme como o cara que da o chapéu para o jovem Indiana, mas o resto dos atores, um mais fraco que o outro, mas a produtora Constantine tava empolgada com tudo e já fazia todo seu material de divulgação, dando total fé que o filme iria estreiar a nível mundial .

A historia do filme é que a cada dez anos atravessa a orbita da Terra um cometa radioativo e ai que entram os jovens cientistas Reed Richards e Victor Von Doom, eles tentam tranformar o cometa em fonte de energia com o uso de um aparelho construído pelos dois. Mas Doom faz um calculo errado e assim faz com que o aparato exploda e ele é dado como morto. Dez anos se passaram e Reed constrói uma nave (não se sabe como) para ir atrás do cometa que mais uma vez esta em orbita e convida Bem Grimm e os irmãos Johnny e sue Storm,o mais interessante nisso, os irmãos não possuem nenhuma experiência em vôos, principalmente espaciais, mas aceitam o convite.
Durante a viagem espacial, a nave corre o risco de explodir, mas para isso não acontecer, é utilizado um diamante gigante (wtf!!!!).Porem, Reed não sabe que o diamante foi trocado por um dos capangas de Doom, o vilão Joalheiro e Doom agora como o Sr Destino, governante do pais de nome Latvéria, consegue o que quer, a nave explode e os quatro como num passe de mágica, aparecem na Terra e com seus poderes de bônus. Cada um com uma habilidade diferente, mas claro, quem sofreu mais foi Ben, que se viu transformado no Coisa, ou Cocoisa, pois a roupa usada por ele o fazia parecer uma feze de pernas.

Os efeitos especiais são um show a parte, o Reed só esticava um braço e uma perna, a impressão que dá é que ele usa uma vassoura por dentro da roupa, o Tocha, quando usava seus poderes, lembrava muito uma animação de Hanna Barbera, a Sue quando ficava invisível tinha o melhor efeito usado, a atriz apenas ficava fora de cena, só isso,heheheeh, e o Coisa, bem, para ele foi usado o mesmo sistema eletrônico utilizado no filme das tartarugas ninjas, a locomoção de sua boca era feita de maneira mecânica, os uniformes também são um destaque, foram costurados a mão pela Sue e nota-se de longe que sua coordenação motora não é das melhores, pois o numero 4 fica em pontos diferentes em cada um dos "hérois", uma coisa de gênio.
Enfim, ao finalizar as gravações no prazo de um mês, a Marvel viu o filme e logo de cara percebeu a besteira que estava fazendo, assim destruindo as fitas do filme, porem, uma copia sobreviveu e caiu no mercado da pirataria tornando-se um material raro para colecionadores.
O filme pode ser encontrado na integra no youtube ou mesmo para download em um monte sites por ai.
Bem, anos depois como todo mundo sabe, foram produzidos dois filmes, bons por sinal e também no decorrer dos próximos anos terá um reboot para uma nova franquia sem data prevista de estréia.


Mas fica ai a história de mais uma bizarrice dos quadrinhos para a tela grande. Próximo passo, o filme piloto  da Liga da Justiça para uma futura série de TV, que claro, não deu certo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário