quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Superman 3- O filme comédia da franquia, infelizmente...



Depois dos sucessos de Superman de 78 e 80, em 83 sai o terceiro filme da franquia com Christopher Reeve, aquele que poderia ter sido uma sequência positiva acabou não saindo como o publico desejava.
Quando se deu a idéia inicial de Superman na década de 70, seus idealizadores tinham pensado em fazer um filme de comédia, mas o bom senso imperou e esse plano não vingou, mas na terceira parte, a tal idéia voltou à vida. Começando pela contratação do famoso ator de comédias daquela época Richard Pryor (Cegos, Surdos e Loucos) para o papel de um dos vilões do filme.

A história é bem simples, consiste num hacker vilão, mas gente boa, Gus Gorman (Pryor) que se une ao mau caráter Ross Webster, interpretado por Robert Vaughn (Sete Homens e um Destino) para dominar o mundo, até ai nenhuma novidade.
O filme já começa ruim, com uma sequência de acidentes seguindo um padrão cômico para dar total atenção a Pryor, diga-se de passagem, boa parte do filme é dedicada às comédias e piadas dele, Super aqui fica totalmente em segundo plano. Outros personagens como Lois e Perry White aparecem por alguns minutos do filme, segundo lendas, foi um castigo sofrido por Margot Kidder por fazer criticas negativas aos roteiristas do filme, dando a ela e aos outros uma aparição de cinco minutos.

O único ponto interessante do filme é fazer Clark voltar a Smallville, num momento que ocorre um encontro de antigos alunos do colégio local, focando na aparição de Lana Lang, antigo amor não correspondido de Clark de adolescência, aqui interpretada por Annette O’Tolle, que muitos anos depois viria ganhar o papel de Matha Kent na série Smallville.
Um dos momentos ridículos do filme é quando o personagem de Pryor se fantasia de capitão do exercito e num momento comício da à Super uma pedra de Kriptonita como presente, porem essa pedra esta afetada por radiação, fazendo com que Super fique maléfico, o lado legal disso foi o visual dado a ele, seu uniforme ficou mais dark, com tons mais escuros e fazendo maldades, como endireitar a torre de Piza ou apagar uma tocha olimpica, porem, durante essa pequena jornada como vilão rola uma das cenas mais surreais do filme, uma luta entre Superman do mal e Clark, difícil explicar sobre esse confronto entre ambos, mas ta la, vejam e tirem suas conclusões.

Outro lado ruim do filme foram os efeitos especiais, enquanto nos outros filmes foram gastos uma quantia alta para os padrões da época, aqui esse orçamento foi totalmente enxugado, com efeitos super toscos e mal elaborados.

A luta final entre o Superman recuperado do mal causado pela kriptonia e os vilões é um festival de bizarrices a parte.
Enfim, o terceiro filme do Superman não é recomendado para fãs do herói, pois passa longe de tudo aquilo que o personagem representa para o mundo dos quadrinhos, apesar de ter ficado na quinta posição na bilheteria americana no ano de 83, não deixa de ser um filme repudiado por boa parte de seus fãs, mas achando todos que o todo esse pesadelo tinha chegado ao seu fim, eis que em 87 havia saído o golpe de misericórdia que foi Superman IV, filme esse abordado no post anterior.
Fica ai a dica, quem tiver estomago forte, assistam, mas se você for um fã fervoroso dele, passe longe, por favor.
Abaixo, um momento da cena da briga entre Superman bad e e Clark gente boa.



2 comentários:

  1. Na moral, o Superman nunca foi bem sucedido nos cinemas, mesmo tendo um grande ator como Christopher Reeve... Superman só vingou mesmo nos desenhos, HQ's e em algumas séries...

    Parabéns pelo texto! Muito legal o blog.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim os melhores foram o primeiro e o segundo. Me invoco com o Raoni aí falar que o Super nunca vingou nos cinemas, sendo que o Supermam 1 foi um marco do personagem no mundo e um dos filmes mais legais feitos na época. Era uma emoção sem igual escutar aquele somzim bem conhecido do filme ao super aparecer. Sempre curti muito quadrinhos daquele tempo que passava o filme na globo no meio dos anos 80 até o final dos anos 90. Mas assistir o filme sempre me dava aquele gosto de ver boas continuações, que realmente aí como marcos escreveu não chegou a acontecer. Agora é esperar por este filme desta nova geração. Estou super ansioso e vou querer me emocionar tanto quando assisti o primeiro.

    ResponderExcluir