quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Klitomusic: Avantasia The Metal Opera - Parte I

Olá,jovens cidadãos do Reino de Klitorian! Hoje damos início à coluna musical do blog.

Além de grande amante do cinema e quadrinhos,sou vocalista de bandas de rock,heavy e afins, por isso, começarei nosso bloco dando dicas de CDs que marcaram minha vida e fazem parte de minha coleção musical. No ano de 2001, eu lia muito nas revistas especializadas em rock/metal sobre o lançamento da opera rock Avantasia,projeto liderado por Tobias Sammet,grande vocalista da banda alemã Edguy,um ambicioso projeto onde ele iria reunir num único cd vários cantores e músicos do estilo metal para o acompanhar nessa incrível viagem de 13 canções espetaculares,verdadeiros petardos. Mas do que se trata Avantasia?




É a historia do Gabriel Laymenn, noviço da Ordem Dominicana da abadia de Mainz, numa aventura do mundo de Avantasia, lutando contra vaáias forças do mal, história essa contada em 13 faixas, todas com participações de vocalistas de peso como André Matos(Viper,Angra,Shaman)Kai Hansen (Helloween,Gamma Ray)Rob Rock(Impeliteri)Oliver Hartman(At vance) e o próprio Tobias no papel principal da ópera. 

No mês em que o álbum foi lançado, eu havia guardado a grana que minha mamãe me dava para merendar no Colégio por dias e juntei para comprar o cd,fui até a galeria do Rock aqui em nossa cidade e comprei a tal ópera rock.Cheguei em casa com grande expectativa,botei o cd no aparelho e logo de cara fui a loucura. A faixa Reaching for the Light,me fez ficar arrepiado da primeira a última nota,um belo dueto entre Tobias Sammet e o lendário Michael Kiske(Helloween). Alí já sentia em meu coração que tinha feito uma grande compra(naquela época era mais fácil comprar cd original,pois o preço era acessível em comparação com os dias de hoje).

As faixas seguiam com Serpents in Paradise com a participação de David de Feis(Virgin Steele)a matadora Breaking Away em mais um show de Kiske,a balada Farewell com a bela voz de Sharon den Adel(Within Temptation)a arrasa quarteirão Glory of Rome com as participaçoes de Rob Rock,Oliver Hartman entre outros num dos grandes momentos do cd,seguido pela faixa título Avantasia,em seguida outra que se destaca pelo seu belo refrão,a espetacular Sign of the Cross com as participações de André Matos(esse cara vai ganhar uma coluna especial mais a frente contando sua trajetória musical)e de Kai Hansen,entre outros e finalizando com a épica The Tower,com seus quase 10 minutos de viagem sonora,nos deparamos com um show a parte de Tobias e mais uma vez de Kiske,sempre roubando a cena.




A jornada do personagem Gabriel pelo mundo de Avantasia ainda teria sua segunda parte lançada no ano de 2002,um ótimo cd tambem,mas não se compara ao seu antecessor,Metal Opera parte 1,cd esse que rendeu clássicos eternos no mundo do metal melódico. Tobias ainda lançou mais outros discos do projeto Avantasia abordando outros temas,mas em minha opinião,nenhum deles batem a obra impecável que foi o primeiro disco da série. 

Fica aqui minha dica musical,espero que curtam e fiquem ligados com mais dicas musicais mais a frente. 
Metaaaaaalllllllllll!! (agudo 4 oitavas quebradora de copos) 

 Avantasia-Metal Opera Parte 1
 Faixas
 1. "Prelude" – 1:11 
 2. "Reach Out For The Light" – 6:33
 3. "Serpents In Paradise" – 6:16 
 4. "Malleus Maleficarum" – 1:43 
 5. "Breaking Away" – 4:35 
 6. "Farewell" – 6:33
 7. "The Glory Of Rome" – 5:29
 8. "In Nomine Patris" – 1:04 
 9. "Avantasia" – 5:32
 10. "A New Dimension" – 1:39 
 11. "Inside" – 2:24
 12. "Sign of the Cross" – 6:26 
 13. "The Tower" – 9:43 
 14. "Avantasia (Edit Version)" (Bonus Track For Japan) - 4:10
 15. "The Final Sacrifice" (Bonus Track For Japan) - 5:02 

Créditos 

Vocalistas 
• Tobias Sammet (Edguy) - Gabriel Laymann 
• Michael Kiske (ex-Helloween, Carreira Solo) - Druida Lugaid Vandroiy 
• David DeFeis (Virgin Steele) - Frei Jakob
 • Sharon den Adel (Within Temptation) - Anna Held
 • Rob Rock (ex-Impellitteri, Carreira Solo) - Bispo Von Bicken;
 • Oliver Hartmann (ex-At Vance) - Clemens IIX
 • Andre Matos (ex-Viper, Angra e Shaaman, Carreira solo) - Elfo Elderane
 • Kai Hansen (Gamma Ray) - Regrin, o Anão 
• Timo Tolkki (Stratovarius) - Misteriosa Voz da Torre 
• Ralf Zdiarstek (Warrior) - Oficial de justiça Falk Von Kronberg

 Instrumentistas
 • Henjo Ricther (Gamma Ray) - Guitarra 
• Jens Ludwig (Edguy) - Guitarra 
• Norman Meiritz - Guitarra 
• Markus Grosskopf (Helloween) - Baixo 
• Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire) - Bateria
 • Tobias Sammet (Edguy) - Teclado, Orquestrações e Baixo
 • Frank Tischer - Piano

Nenhum comentário:

Postar um comentário