segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Novo Aquaman - Reboot da DC Comics



Olá, amigos
Venho aqui com minhas humildes linhas para tecer elogios á um personagem até então muito subestimado, mas agora com moral e dignidade resgatadas. Ele, o rei dos mares, Aquaman.
Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, surgiu na revista “More Fun Comics” em 1941,faz parte da “Era de Prata” das Hq’s, fase que inclui Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde,fase essa iniciada a partir da criação da Liga Da Justiça da América.
Nosso querido herói vem sofrido muito com o decorrer dos anos com muitas piadas a seu respeito, sempre tendo sido colocado em jogo seu real valor como herói solo e membro da Liga. Piadas com o fato dele só funcionar debaixo da água, ou seu único poder que é o dom de se comunicar com outros peixes. Apesar de nosso paladino ter outros poderes além desses citados, ele nunca teve por parte dos fãs o tratamento adequado a um herói.
Ele já foi vitima de piadas até em programas de TV como “Family Guy”(figura carimbada em varias tiradas da série), no “Saturday Night Live”,”Frango Robo” e até no “Big Bang Theory”.
Mas, como todo mundo tem salvação e uma segunda chance nessa vida, a luz no fim do túnel para Aquaman veio no reboot de sua editora, a DC Comics,onde todos os heróis foram repaginados,tudo começando do zero,personagens ganhando novos visuais,uma atualização em suas origens e até mudanças em seus poderes e com o Rei dos mares não foi diferente.
Na atual fase da DC, Aquaman consegue ser a revista mais vendida atualmente da editora americana, pois tais mudanças foram tão significativas, que fizeram surgir uma nova onda de leitores para o gibi do herói, eu mesmo me considero um desses seguidores.
O interessante da nova série é o fato dele ter de confrontar com a total desconfiança das pessoas e também dos próprios membros da Liga. Ao contrário dos quadrinhos que antecederam a reformulação da DC, em sua revista,as tais piadas feitas em vários meios de comunicações são citadas com uma certa freqüência e o mais interessante é o simples fato do personagem procurar provar o oposto das questões em que ele é envolvido. Sempre que uma missão de Aquaman é concluída, alguém vem questionar, estranhando o fato de ter sido ele o responsável por algum tipo de salvamento ou coisas do gênero.


Suas aventuras na verdade não acontecem geralmente nos oceanos, como era visto com freqüência em suas aventuras solos ou com a Liga, e sim em terra firme. Aqui na Hq, Aquaman ou Artur Curry, é filho de um humano com uma habitante dos mares,daí a origem de seus poderes. Seus pais ao se conhecerem, se apaixonaram e deram luz ao jovem Aquaman, porém sua mãe teve de voltar ao Reino de Atlântida e deixou a criança com os cuidados do pai, Artur ao se tornar adulto decide ir até o reino e tomar seu direito como rei de Atlântida, mas o mesmo decide voltar para terra firme e seguir sua vida ao lado dos humanos e aqui mesmo atuando a favor da humanidade.
Suas aventuras têm sido bem interessantes, pois vários pontos sobre sua origem, parábolas, antigos inimigos e parceiros de lutas tem sido abordados dando um ar de mistério ao passado de Aquaman e dando a impressão de ser alguém que vale a pena ter seu passado descoberto e com abordagens como essas em suas historias o torna a revista mais vendida do momento pela sua editora.
Fica aí a dica de leitura, um subestimado personagem que aqui ganhou um respeito que havia sido perdido por décadas e um espaço significativo no concorrido mercado das HQs americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário