quarta-feira, 25 de julho de 2012

Todos odeiam Smallville...menos eu - Final


Com o decorrer das temporadas, víamos Clark aprendendo a lidar com seus poderes, e com outras habilidades surgindo, como a visão de raio-X, super velocidade, soltar raios de fogo pelos olhos, super sopro, audição aguçada entre outros privilégios que seus poderes o dariam no decorrer da série. Também surgiram personagens que fazem parte da cronologia do herói, como Lois Lane, a intrépida repórter que aparece em Smallville em sua versão mais jovem e sem saber o futuro que lhe aguardava. Heróis como Flash (que na série ficou com o titulo de Impulso) Ciborg, Aquaman, Zatanna, Arqueiro Verde (que ficava aparecendo em alguns episódios e ficou no elenco fixo da serie a partir da oitava temporada) entre outros heróis.

A bela Erica Durance como Lois

 Com o passar das temporadas, o ibope ia ocilando, entre altos e baixos, os personagens morriam (como o pai de Clark), outros iam embora (Lana e Pitt), voltavam e iam embora novamente (nossa querida Lana). Com o fim da sétima temporada, as aventuras do jovem Clark não tinha tanta preferência entre a garotada como era no início. Eis que na oitava temporada em diante, surgiam os odiadores, aqueles que achavam que tudo isso tinha de chegar a um fim o mais rápido possível. Também nasciam os poucos que começaram, sim, a adorar a série, como este redator que vos escreve, e digo com toda segurança que ao começar a oitava temporada, se inicia o que já foi feito de melhor na série Smallville.

Justin Hartley como Oliver Queen/Arqueiro Verde

Inimigos de porte, aventuras com uma pegada mais de HQs e um Clark que começava a moldar um futuro como o grande herói que agora estava atuando em Metropólis. Na oitava temporada já não tínhamos Lex Luthor que havia morrido ao fim da sétima num embate com Clark na fortaleza da solidão; tínhamos o arqueiro verde como personagem fixo da série; uma Lois mais atuante; uma Cloe com uma presença muito importante para o amadurecimento de nosso herói e por fim, um grande inimigo, o monstro Apocalipse, o mesmo que matou Superman nas HQs, numa versão humana/monstro. Na nona temporada, onde a serie começou a ganhar mais desafetos, e para mim, ficou ainda mais incrível, tivemos a inclusão do poderoso general Zod e seu exercito que pairava sobre Metropólis, mais heróis surgiam. 

Em um episódio especial, a aparição da Sociedade da Justiça - equipe que antecedia a Liga da Justiça,num dos grandes momentos da série - a temporada que teve a participação dos Super Gêmeos, Zan e Jana, que faziam parte do saudoso desenho Super Amigos. Por fim, tivemos a décima e última temporada, onde dessa vez teríamos a chance de ver o jovem Clark Kent vestir o manto de Superman. Os episódios também continuavam na mesma, ganhando mais odiadores e tambem um fã cada vez mais forte, no caso, o intrépido redator que escreve. Heróis que participaram de outras temporadas, apareciam nessa para dar um rumo na saga de Clark, como Aquaman, Gavião Negro, Sargento Slade Wilson, mais conhecido como Exterminador (vilão freqüente das HQs dos Novos Titãs)e aquele que foi a maior aposta da Warner para a ultima temporada, o grande e cruel, Darkseid, grande inimigo do personagem e da Liga em suas revistas mensais.

Chloe Sullivan, interpretada pela atriz Alisson Mack.

Durante a derradeira temporada, as aventuras moldavam Clark para o futuro que lhe aguardava e relances do seu uniforme apareciam no decorrer dos episódios. A expectativa pelo fim da série era grande, afinal iríamos ver nosso heroi vestir o uniforme azul e vermelho e se tornar o maior herói das HQs de todos os tempos. Contudo o último episódio não foi aquilo que todos esperavam. 

No mês de maio de 2010 ia ao ar o último episódio da série Smallville, depois de 10 anos, os fãs iriam ver o surgimento de Superman e seu legado, mas não ocorreu aquilo que foi esperado nesse tempo todo. Um episódio de 90 minutos foi feito para mostrar todo o processo de transformação de Clark no homem de aço. O episódio apesar de ter tido um grande ibope, foi decepcionante, pois não conseguimos ver o personagem vestir realmente o tal uniforme. Foram usadas animações em CG para mostrar Clark usando o unirforme nas cenas finais de Smalllville, onde o mais próximo que podemos ver de Clark com a roupa do Kriptoniano foi à última cena do episódio. Nesta ele ia se preparar para uma missão, anos depois da vitória sobre o império de Darkseid, quando abriu seu terno e podemos vislumbrar apenas o símbolo em seu peito, encerrando com aquela imagem, a série que durou por 10 anos.

 Smallville apesar de seus altos e baixos, podemos ver ali, em minha humilde opinião, a melhor encarnação de Clark na televisão, pois tivemos um personagem de personalidade forte e de grande liderança, pois nos filmes, como os de Reeve e o do retorno com Brandon Routh no papel de homem de aço no ano de 2006, o Clark tinha, como posso dizer, uma postura boba, ou simplesmente, um idiota para disfarçar as suspeitas das pessoas quando ele se torna Superman. Isso para mim, nos dias de hoje, não era um modo mais favorável de explorar o personagem.


Impulso,Arqueiro verde,Clark,Aquaman e Ciborg (da esquerda para a direita)


Pudemos ver Lois com uma postura também forte, personagem de presença e de grande importância para o crescimento do nosso herói em questão. Tínhamos a Cloe Sullivam que sabia como lidar com os heróis que apareciam na série. O Arqueiro Verde também caiu nas graças dos fãs. 

Outro ponto importante explorado na série foi a unificação do universo DC, pois ali tivemos aquilo que podemos de chamar de pré-Liga da Justiça, porque em um dos episódios pudemos ver juntos numa missão especial Impulso (Flash) Ciborg, Aquaman, Arqueiro Verde e Clark, no episodio chamado “Justice” da sexta temporada. 

Tivemos no nono ano da série, a aparição da Sociedade da Justiça, personagens como Gavião Negro e Sr Destino usavam seus uniformes originais; Zod e Darkseid,Esquadrão Suicida, da organização Xeque-Mate,entre outros. Todo o universo DC estava ali, tudo aquilo que faltava nas produções cinematográficas dos heróis da Warner, lá estava uma futura Liga em formação. Smallville foi uma série que apesar de seus problemas no decorrer de suas temporadas, tem seu papel importante na história da televisão e no legado das aventuras do homem de aço, o último filho de Kripton, o grande Superman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário