terça-feira, 21 de agosto de 2012

Adaptações de jogos de vídeo games para o cinema: Street Fighter.

Olá,caros Klitorianos! Hoje irei iniciar essa matéria com um assunto polêmico no mundo dos games: as dolorosas adaptações de seus jogos para o cinema! Para fazer meus comentários a respeito do tema, vou me ater aos filmes que assisti.



Vou começar pelo mais famoso,o clássico Street Fighter...quem nao conhece,né?Pois é,nos anos 90 tivemos uma versão do jogo para a grande tela, tendo como protagonista Guille,sim,o militar,interpretado pelo ator de artes marciais,Jean Claude Van Damme. Assisti ao filme na época de seu lançamento, como todo bom adolescente de 13 anos,estava empolgado,ora pois pois,meus hérois dos games estariam lá em carne e osso. Ryu,Ken,Sagat,Blanka,Chun Li,Bison(esse interpretado de maneira horrível pelo grande Raul Julia)entre outras figuras, mas minha experiência juvenil nao foi das melhores,na verdade o tal filme foi um show de horrores! Um enredo fraco,com elenco idem. Entretanto, no mesmo filme existe momentos de cultura pop,por exemplo,a personagem Cammy, interpretada na época pela hoje famosa no mundo da musica,Kelly Minogue,sim,ela mesmo,naquele ano ela era conhecida apenas na Austrália,mas tinha tanta fama quanto a Madonna em seu país.


Outra coisa, aquele foi o último filme de Raul Julia antes de falecer. Este,ator de renome no cinema veio amargar seu fim nessa produção.
Outro “show” à parte é nosso querido Van Damme,ele que outrora já foi o Dragão Branco,ele que conseguiu derrotar Shong Li,aqui faz o Coronel Guille,numa atuação digno de quiquito de ouro...hehe..caras e bocas faziam parte de suas drámaticas expressões,assim como frases de impacto ,como no diálogo empolgante com Cammy. Nossa Kelly pergunta:
Cammy:“Coronel,como você esta?
Guille:”Meio morto”
Cammy:”e Bison”
Guille:”Totalmente morto”
Shakesperiano,não?

E os dois grandes nomes do jogo como Ryu e Ken? Aqui eles aparecem como uma dupla de fracassados que se metem a fazer qualquer falcatroa para conseguir dinheiro, mas que só se envolvem em grandes confusões pra lá de Bagda(me senti o narrador da Sessão da Tarde). No longa aparecem como vendedores de armas,onde os mesmos tentam vender para a Shadaloo,mas Sagat descobre que tudo nao passava de armas de brinquedo,nossa dupla acaba sendo presa pelos comparsas de Sagat e cia.
Outro momento bisonho do filme foi o hadouken,golpe dado por Ryu e Ken aparece aqui como um rápido clarão,numa cena de luta entre Ryu e Sagat,o nosso amigo japones da um golpe contra o peito do caolho fazendo aparecer um breve clarão,quem na hora do filme piscou nessa cena,perdeu,pois durou um segundo,acreditem,um misero de segundo.
Entre outros pontos bizarros,onde vimos uma Chun Li atuando como uma repórter e tendo o lutador de sumô Ed Honda como seu câmera man,o índio Thunder Hank é um perito em informática,Zanguief aparece como um idiota irracional,Blanka tem um visual digno de um cosplay da pior categoria,além de inúmeros fatos indecentes que tornam esse filme dispensável as nossas novas gerações.




Anos depois, no inicio dos anos 2000,decidem começar uma nova franquia do jogo nos cinemas. As esperanças do fãs voltaram a surgir com a notícia! Será que iriamos ter a chance de ver Ryu e Ken como protagonistas e os personagens clássicos aparecerem de maneira digna?NÃO,dessa vez a principal seria a Chun Li,mas até ai nao era problema,pois ela é das clássicas,o problema foi a escolha da atriz,Krinsten Kreuk,a Lana de Smallville.Fato curioso:ela no inicio do filme é mostrada na sua infancia na China,nascida na China,com pais chineses,assim,uma criança chinesa,com traços orientais,porém,ao ficar adulta,ela fica com feições americanas,estranho,não?
Temos aqui como vilão o Bison, também terrivelmente interpretado. Temos o espanhol Vega(interpretado por Taboo do grupo Black Eye Peas),Balrog,o amigo de Guille,Charlie,que aqui nessa versão aparece como um agente especial da polícia e uma penca de personagens desnecessários a trama.
Neste filme,,assim como seu antecessor,temos um roteiro fraquíssimo, uma trama bem abaixo do esperado,resultando numa fraquissima bilheteria nos cinemas. Aqui no Brasil foi lançado direto para DVD,assim enterrando qualquer idéia de uma franquia para o cinema.
Fico por aqui com meus lamentos sobre Street Fighter,na próxima coluna vou falar de outro clássico jogo de lutas,Mortal Kombat.

Aguardem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário