quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Adaptações de jogos de vídeo games para o cinema: Mortal Kombat.

 Mortal Kombat- O Filme (1995)




Dezessete anos depois do seu lançamento, Mortal Kombat de Paul Anderson, apesar de ser, em comparação com outros filmes de vídeo games, o melhor filme do estilo, ainda sofre por ter apenas um único ator que sabia algo de artes marciais no seu elenco.
Não quero dizer que Mortal Kombat seja um filme ruim, longe disso, é um dos melhores filmes baseados em jogos de vídeo game, mas claro, isso não quer dizer muito.Primeiro trabalho do diretor Paul Anderson(Alien VS Predador)traz um roteiro tão fraco que só pode existir em vídeo games mesmo.

Resumo da opera: As forças de Outworld , existentes em um universo paralelo à Terra,desafiam os mais fortes guerreiros do nosso planeta  a cada geração, definindo assim o seu futuro.


E nessa premissa, nossos heróis, liderados por Liu Kang(Robin Shou de Street Fighter),o arrogante ator de filmes de ação Johnny Cage(Linden Ashby),a policial Sonya Blade(Bridgette Wilsonda comédia Billy Madson),vão para Outworld lutar contra as forças do mal de Shang Tsung(Cary-Hiroyuki Tagawa fez trocentos filmes como vilão japonês),para ajudar nossos amigos esta no time o mitológico deus Rayden(Christopher Lambert de Highlander)e a princesa Kitana(Talisa Soto)o trio de mortais faz cada um suas lutas,eu destaco mesmo a luta entre Cage e Scorpion,muito boa mesmo,para no final acontecer  o embate final entre Liu Kang(com um dos piores cortes de cabelo de todos os tempos no cinema,kkk)e Shang Tsung,roteiro que deixou pouco espaço para uma seqüência,que 2 anos depois,foi para as telas.






Sendo honesto, é um filme bom, não chega a ser um espetáculo como anunciavam os altos falantes na época em que assisti, mas vê-lo hoje em dia em 2012, não posso deixar de notar o quanto que o filme é brega. O ator que interpretou o Shang Tsung... Nossa! Péssimo! E olha que ele quando faz vilões em outros filmes chega a convencer,mas nesse,sem comentários.Outro ponto negativo,que citei antes,é o fato de Robin Shou ser o único do elenco principal parecer entender algo de artes marciais no filme,pois parece que os outros dão a nítida impressão de que não receberam um treinamento sequer na época das filmagens.

A única salvação do filme é o orçamento usado em efeitos especiais, muito bons para os padrões da época, boas sequencias em CG, cenas em Outworld,Scorpion e Sub Zero mostrando seus poderes,não podemos esquecer de Goro também,apesar de uma curta participação,muita fraca por sinal,mas é um monstro bem feito.

Não quero deixar a impressão de que Mortal Kombat seja um filme inútil,claro,o roteiro não é dos mais inteligentes,ele grita varias vezes para ser reescrito,mas um termo que posso usar para descrever o filme,é que ele consegue ser bem,digamos, eficiente.
Mas para os fãs de jogos de luta, a película consegue agradar, mas todos nós amantes do gênero, estamos torcendo por uma adaptação cinematográfica com um tom mais inteligente, cenas de luta e ação bem mais elaboradas e um ótimo roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário