quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Klitomusic: Para ampliar o seu conhecimento musical...

Hoje estou aqui para dar uma baita dica para os amantes da boa música e pesquisadores musicais em potencial.



Chamo de pesquisador musical aquele ser que não tem medo do novo, não se acovarda diante às novas experiências musicais. Aquela criatura que não elege um estilo musical e fica tentando enfiar goela abaixo dos outros. Aquele ser que é o contrário do sujeito de "mente fechada" que nem se permite ouvir o diferente, vai logo abrindo a boca e provocando os infinitos  motivos para o seu gosto musical ser o melhor e o mais ideal para toda a sociedade moderna.

Agora não confunda os pesquisadores musicais com aqueles famosos "ecléticos", termo o qual eu tenho abuso. Percebe que normalmente se diz eclético aquela pessoa que tem preguiça de conversar a respeito de suas preferências musicais?

Eis a situação:

Você ta lá em um date, ou simplesmente fazendo uma nova amizade, daí resolve perguntar:

"E música? O que você costuma ouvir? Gosta de quê?"

Aí o "eclético" responde:

"Ah sei lá...qualquer coisa! Não tenho isso...sou eclético!"

E para afundar a faca ainda mais no seu peito ele completa:

"Dependendo da companhia, eu escuto qualquer coisa!"

Neste momento você moça de família, ou rapaz culto deve sair correndo o mais rápido possível! Corra pela sua vida! Fuja para as colinas! Pois esta pessoa que diz escutar qualquer coisa dependendo da companhia  provavelmente vivi em festa de forró de baixo nível ( por que forró de verdade é o pé de serra!), funk PROIBIDÃO ou aquelas 50.000 baladas com sertanejo universitário cheias de músicas com tchu tcha, tchê...dará derê etc.


Ok, eu sei que amizade é uma coisa linda e supera vários obstáculos, é mais ou menos como aquela música " Ele é corno mais é meu amigo...ele pode ter defeito mais é meu amigo!

Massssss, tenha muito cuidado para não se acostumar com nível de profundidade dessas músicas e perder a chance de apreciar verdadeiras obras de arte acumuladas em tantos anos de história!!

E é para não perder esta oportunidade que trago para vocês minhas dicas de como se tornar um pesquisador musical!!

1° Dica:  O livro "1001 Discos para se ouvir antes de morrer" de  Robert Dimery.


Do rock ao pop, são apresentados os melhores discos dos últimos 50 anos com curadoria de 90 jornalistas e críticos de música reconhecidos internacionalmente.  

Você pode comprar o livro em sites como o Buscapé, Americanas etc... ou se preferir pode acessar o site da rádio romena 3 net que sonorizou o livro de Dimery.
Os discos estão disponibilizados em ordem cronológica de 1955 até 2005. Para ouvi-los é só clicar e esperar o player aparecer. O conteúdo vai de Sinatra a White Stripes.

2° Dica: Coisas estranhas que só o Guga conhece - com o jornalista e Dj mineiro Guga de Castro

A coluna vai ao ar na rádio Beach Park FM aqui de Fortaleza. Nela, Guga de Castro toca músicas estranhas, inusitadas e muitas vezes desconhecidas do grande público. Transmitindo as coisas estranhas , ou melhor os sons estranhos que só ele conhece, para todos nós!

Obviamente a rádio também é online, então o Brasil inteiro pode ficar ligado!

3° Dica: O livro "1001 músicas que você deve ouvir antes de morrer" de Michael Lydon.


"1001 músicas que você deve ouvir antes de morrer" passeia por quase um século de música para lhe trazer uma seleção inspiradora de algumas das maiores gravações já feitas! Cada entrada neste livro maravilhosamente navegável, conta a história de uma grande canção. Descubra o que inspirou o compositor, o que fez a trilha tão duradoura, quais as músicas que influenciaram sua geração, e que abrangem versões que devem ser ouvidas. Você também vai pegar uma riqueza de trivialidades fascinantes ao longo do caminho!

Você pode comprar o livro na Saraiva e provavelmente em todas as livrarias grandes ou especializadas em música.

Ou pode fazer que nem eu, e acompanhar a trajetória de Débora Cassolatto no tumblr Ouvindo antes de morrer. Lá ela  tem como missão ouvir todas as 1001 músicas contidas no livro de Lydon. Além disso, Débora também posta cada música, e compartilha sua opinião a respeito!



Espero ter ajudado!!


P.S: Mal gosto musical NÃO tem desculpa!

Um comentário:

  1. Boa dica. Esqueceu de falar das pessoas que dizem que gostam de boa música. Geralmente é por que a pessoa ta entediada e não quer listar boa parte do que gosta. rs.

    ResponderExcluir