quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Steel - O Homem de Aço, filme com Shaquile O’neal derivado de Superman de 1997



Acho que o personagem de quadrinhos que mais sofre no cinema e na televisão é o nosso querido Superman, pois sua moral e respeito nas HQs nunca se repetem nas telas em versões live action, depois do filme de 78 com Christopher Reeve, nunca mais se recriou algo que pudesse ficar na memória das pessoas como o filme de Reeve.
Muitas tentativas de fazer o herói retornar foram criadas, séries de TV, roteiros ou filmes que não vingaram e para manchar o resto do nome do personagem, decidiram fazer um filme derivados da saga “Morte e Retorno de Superman” e o escolhido foi o herói Aço.
Na década de 90 foi publicada a saga da morte do Superman, daí surgiram outras tramas como “Superman alem da morte”, “Funeral para um amigo” e o “Retorno de Superman”, essa ultima se tratava da aparição de quatro Supermen, onde três deles se diziam o homem de aço, o outro era Henry Irons, ele quando jovem foi salvo pelo Superman de um acidente em um prédio em obras e após a morte do Super, decidiu criar uma armadura e combater o crime em sinal de respeito ao Kriptoniano, só para resumir a ópera.

Agora vamos ao ponto, depois do fracasso que foi a produção do filme de Tim Burton para Superman, no ano de 1997, a Warner decidiu fazer o filme “Steel- O homem de aço”, personagem derivado da saga que citei acima e para o papel chamaram o insistente Shaquile O’neal para protagonizar, depois do fiasco dele no horroroso “Kazam” onde interpreta um gênio da lâmpada, agora ele empresta seu “talento” para o filme do personagem da DC.
A história é a seguinte, Henry Irons é um engenheiro que cria armas para o exercito americano e teve a idéia de criar um armamento que era capaz de neutralizar inimigos sem precisar matá-los, mas durante os testes com tais armas, sua colega Sparks sofre um acidente deixando-a paralitica, assim desiludido com o que aconteceu, Irons larga o exercito, mas descobre que suas armas criadas durante os tempos de militar caíram nas mãos de gangues através da venda ilegal conduzidas por um chefe do crime organizado chamado Nathaniel Burke, interpretado pelo astro dos anos 80 Judd Nelson. Então, Irons decidiu combater as gangues usando uma armadura de aço que ele projetou junto de algumas de suas armas criadas como acessórios de seu uniforme de combate.

Mas, como era comum naqueles tempos, o filme foi fraco, elenco idem com totais destaques para Shaquille, repetindo a mesma péssima atuação em Kazam e Judd Nelson, aqui como um vilão nada convincente, outro ponto negativo foi o péssimo visual da tal armadura do herói, muito esquisita, passando longe do visual do Aço das HQs e outra sacada ridícula do filme é o lance das armas, que são da mais alta tecnologia, de destruição em massa, para que vender para um monte de gangues ridículas se poderiam vender tudo isso para outros países? Quer dizer, mais um momento que deve ser apagado da memória de todos os fãs de Superman e de seus derivados.
Esse filme acabou saindo direto para o mercado de home-video, a famosa fita de vídeo cassete para os íntimos e foi exibido pelo SBT em suas tardes de Cinema em Casa.

O trailer da obra prima abaixo.


Um comentário:

  1. Tá, mas a única parte fiel do filme aos quadrinhos é justamente a parte que distribuem as armas pras gangues.

    ResponderExcluir