quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Batman - O retorno- a volta do morcego em 1992




Depois do sucesso do primeiro filme de Batman, Tim Burton ja se via livre de toda a pressão da Warner e tinha total liberdade criativa em sua segunda empreitada, a volta do homem morcego as telas, marcada para o ano de 1992. Dessa vez o filme poderia tomar um rumo dark que tanto Burton queria e não conseguiu na primeira parte.
Aqui o vilão inicial escolhido é Pinguim, interpretado por Danny de Vito, sua origem foi modificada, nada que atrapalhe o andamento do filme, aqui Pinguim era o primogenito de uma familia aristocrata de Gothan, mas que havia nascido deformado, então seus pais com vergonha do filho, decidem jogar a criança nos esgotos da cidade e o mesmo é criado por, heheh, pinguins, nesse meio tempo ele cresce e decide voltar a luz para atazanar a vida dos cidadãos de Gothan, porem ele não contava com o homem morcego em seu encalço, aqui Batman ja era bem visto pela sociedade.
O outro vilão, ou melhor dizendo, vilã escolhida foi a Mulher Gato, interpretada por Michele Phiepher, que em certos momentos rouba a cena quando esta junto de Keaton.

Por falar em Keaton, ele aqui esta de volta no papel titulo de maneira mais confiante, após toda a pressão por parte dos fãs no filme anterior, ele consegue se firmar no personagem e nos brinda com uma atuação mais convicente. A armadura do heroi tambem vem modificada dessa vez, mais precisamente na mascara, no anterior, ela ficava frouxa em seu rosto, aqui ela esta mais fixa e tambem o pescoço ganhou mais mobilidade, evitando aquele movimento de boneco de Olinda visto anteriormente.
Burton mais uma vez nos brinda com um otimo filme seguido de um bom roteiro, apesar de alguns furos, mas nada que quebre a magia do filme, pois como foi citado antes, aqui o diretor consegue impor o tal clima dark que ele tanto desejava.

Uma boa quimica entre os personagens, com destaque total para a Mulher Gato, num grande momento do cinema que nao conseguiu ser repetido depois naquele filme solo interpretado por Haley Berry anos depois.
O segundo filme conseguiu uma grande bilheteria, ultrapassando o primeiro e conseguindo grande sucesso a nivel mundial, eu mesmo na epoca, com meus 11 aninhos estava na sala de cinema vibrando a cada cena de ação desse grande classico dos anos 90 e via ali uma virada em relação ao tao sofrido genero das adaptações de quadrinhos.
Alguns anos depois, a Warner autorizou a produção de mais um filme do Batman, mas o tão sonhado triunfo dos filmes de héroi nos cinemas, mais uma vez, ia ralo abaixo.
No proximo capitulo, o sofrivel e carnavalesco Batman Eternamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário