quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Globo e sua contribuição ao rock nos anos 80 e 90




Parece incrivel, mas é verdade, a rede de televisão Globo, ja teve seu papel importante na formação musical dos jovens nas decadas de 80 e 90. Digo isso porque num momento de minha vida, entre os anos de 87 até meados de 93, tive a chance de ouvir e ver grandes nomes do rock mundial por ajuda da Globo.

Nos anos 80, boa parte das bandas de Hard Rock que eram até desconhecidas pela grande massa surgiam como trilha sonora nas novelas do canal, bandas como Stryper com a musica I Believe in You ou Bon Jovi com I’ll be there for you, apareceram no disco da novela “Salvador da Patria”, verdade, amigos.

Naquela decada de 80, muitas bandas de hard ou pop não tinham sua discografia lançada aqui em terras tupiniquins, quando uma musica de uma determinada banda tocava numa novela da Globo e conseguia um sucesso, o canal, por meio de sua gravadora, lançava no Brasil um “The Best of” de uma banda, compilando alguns de seus sucessos em um unico disco, com por exemplo, banda como Bon Jovi ou A-ha, que ja tinham alguns anos antes, discos lançados pelo mundo, e aqui chegava depois como uma coletanea por intermedio da Globo.


Outra contribuição do canal na decada de 80 e 90 eram as transmissões ao vivo dos festivais de rock, como por exemplo em 85, o Rock in Rio, hoje em dia a Globo faz uma transmissão “porca” do evento, dando destaque a ultima banda, porque o canal não pode de jeito nenhum interromper as exibições de suas novelas ou alterar a programação de seus jornais ou qualquer outra coisa parecida, e os usuarios de canais abertos da emissora são obrigados a assistir os restos de um evento do porte do Rock in Rio.

No ano de 85, a Globo transmitia os show internacionais, pode se encontrar no youtube por exemplo, as apresentações do Scorpions ou Iron Maiden, que vinham pela primeira vez ao Brasil, assim como Whitesnake ou Ac/Dc, transmitidas pela Globo.


Nos anos 90, a emissora continou suas transmissões de festivais, na segunda edição do Rock in Rio tivemos a primeira vez de Guns and Roses,no seu auge, e de Judas Priest, na tour do disco Painkiller, ou então, por exemplo, o grandioso festival Hollywood Rock, graças a emissora, pude assistir, ainda moleque, bandas como Skid Row, que sou fã até hoje, o show surtado do Nirvana, com direito a cusparadas do Kurt Cobain nas cameras da Globo. Pude ver no mesmo festival a estreia de Red Hot Chilli Pepers e Aerosmith aqui em nosso Pais, tambem tivemos a aparição de um ex Led Zepellin, com um show de Robert Plant no mesmo fesitval.


A Globo hoje em dia é um canal odiado por muitos fãs de rock, por fazer materias absusrdas ou por nos privar de ver shows de nossas bandas favoritas em festivais de renome como o citado Rock in Rio, mas o mesmo canal nos calorosos anos 80 e 90 tambem ja nos fez o favor de nos apresentar grandes nomes da musica, tempos esses que infelizmente não voltarão e que tive o prazer de poder testemunhar uma parte desse momento unico da musica mundial.

Depois, amigos, quando puderem, faça, procuras de shows como do Skid Row no Hollywood Rock em 92 ou Iron Maiden no Rock in Rio de 85 e tirem sua prova de como a Globo um dia ja foi nossa amiga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário