quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Batman e Robin de 1997- Agora sim o carnaval estava feito




Depois do filme Batman Eternamente ter feito um bom numero em termos de bilheteria pelo mundo, o diretor Joel Shumacher voltava para um segundo filme do morcego, para ser lançado no ano de 97. Sai Val Kilmer, que infelizmente deu muito trabalho nas gravações(na verdade, diz a lenda que Kilmer sempre dava trabalho, pois nunca estava satisfeito com nada durante as filmagens dos filmes que participava) e entra George Clooney para o papel de Batman.


A unica noticia boa para o filme era a escolha de Clooney para o papel, pois ele tem um charme e elegância que sempre é colocado em seus personagens no cinema, se na epoca Burton escolhe-se ele para o papel, iria cair como uma luva, mas...vamos continuar com o texto.

Para o papel de Robin mantiveram O’Donnel, também Alfred era o mesmo ator assim como o comissário Gordon, novidades vieram com os vilões, para o papel de Mr. Freeze foi chamado Arnold Schwazenegger, que vou me referir no texto como apenas Arnold, pois seu sobrenome é algo complicado de se digitar, para o papel de Hera Venenosa foi convocada Uma Thurman e tivemos o acréscimo de Bane, mas o ator que o interpretou não procurei saber quem era.


Com um elenco como esse não tinha como dar errado, porem, deu errado, tudo errado, pra ser mais exato, o que era colorido no filme anterior, dessa vez, conseguiu ficar mais colorido ainda, multiplique o Restart por 100 e o resultado é esse: Batman e Robin. Sr Shumacher conseguiu afundar mais ainda a imagem do homem morcego nos cinemas.

O filme infelizmente segue com uma série de furos incontrolaveis, tanto em termos visuais como em roteiro. Comecemos com a roupa de Batman e Robin, aqui a batbunda é explorada em demasia, conseguem botar entre as nadegas dos herois um ziper para dividir os gluteos e ainda tivemos os batmamilos, que eram bem explicitos, o batmovel tambem perdeu todo o seu charme, dessa vez ele ganhou um lado mais carnavalesco, pois ainda tinham inclusões de luzes para abrilhantar seu visual.


Vamos para os atores, Clooney, como citei, foi uma otima escolha, pois fora a figura que ele impõe em seus filmes, ele tambem seria otimo para representar toda a complexidade que possui um personagem como Bruce Wayne, mas ele conseguiu destruir isso, aqui Wayne aparece alegre, piadista e durante uma das cenas de ação desliza pela cauda de um dinossauro nos brindando com uma cena digna de um Fred Flintstone nos seus aureos momentos em seu desenho. Chris O’Donnel tambem retorna ao papel de Robin e mais insuportavel do que de costume, aqui ele é um moleque(com quase trinta) que esta passando por uma fase dificil, pois quer mais independencia como heroi, quer até um carro melhor e sempre esta arranjando brigas com seu parceiro Batman, brigas essas que causaram durante o filme um estranhamento na relação dos dois, pois todas aquelas piadinhas que se faziam sobre a sexualidade da dupla, aqui ganha novos ares, fiz algumas pesquisas sobre o filme e descobri que no ano de 97, foram vendidos trocentos produtos para o publico gay baseado nos dois depois do lançamento desse filme.


Agora os vilões, momento tambem embaraçoso do filme, aqui temos Arnold como Mr.Freeze, que esta ridiculo, não consegue impor nenhum tipo de respeito pelo personagem assim como Hera Venenosa, que parece mais uma drag estilo Lady Gaga, que nada acrescenta ao filme e nessa “obra” os vilões aparecem sem ter uma origem, um sentido pelo que lutam, apenas aparecem, fazem suas travessuras e pronto, tambem tem a inclusão de Bane como um sub-vilão de quinta categoria, um pseudo Hulk.

Outro ponto vergonhoso de filme foi terem incluido a Batgirl, aqui interpretada por Alice Silverstone, personagem totalmente descaracterizada no filme, surge como a sobrinha de Alfred, que de repente, se torna uma super-heroina.

Outrora Batman no cinema era um personagem que trabalhava sozinho, tinha seus dramas psicologicos e momentos sombrios e aqui temos um cara que faz brincadeiras, tem dois ajudantes e vilões meia boca, parecia que nos deparavamos com a famosa serie dele nos anos 60.  


Infelizmente o filme foi um fracasso de bilheteria, teve criticas negativas e afundou qualquer chance de outros filmes do Batman nos cinemas, pois Clooney e o diretor Schumacher ainda tinham um contrato para mais uma produção, mas com o fracasso que foi, afundou tudo e fez o heroi voltar para a gaveta.

O final da historia todo mundo ja sabe, depois de alguns anos um homem chamado Christopher Nolan surgiu e salvou a reputação do homem morcego nos brindando com uma das melhores trilogias de super herois ja feitas para o cinema, mas isso fica para um outro capitulo.





Um comentário:

  1. Pior filme do Morcegão e uma queimação desgraçada para o Geoge Clooney e o Arnold Schwazenegger...

    ResponderExcluir