sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Homem-Aranha japones - Do oriente para mexer com a gente




Em 1978 a editora Marvel fez uma parceria com a produtora Toei, famosa por produzir as series japonesas como Changeman, Jaspion, Jiraya e outros mais que ja passaram por nossas vidas, para a produção de uma serie inspirada no aracnideo mais amado do mundo, o amigão da vizinhança: Homem-Aranha.

A serie foi feita com um total de 41 episodios exibidos entre 78 e 79, aqui no Brasil é inédito, mas pode ser encontrada no youtube e também via download pelos sites por ai.

O enredo conta a historia de Takuya Yamashiro, um jovem motoqueiro(uma coisa a se notar nas series japas é que quase todo heroi é um motoqueiro,hehe) que ve uma nave cair na Terra de nome “Marveller”  vinda do planeta Spider(que coisa), o dr. Yamashiro, pai de nosso heroi, investiga a historia da nave, mas é assassinado ao se deparar com o Ovni. O lance da nave aqui na Terra acaba atraindo as atenções do Professor Monster, que é responsavel pela destuição do planeta Spider, e do Exercito da Cruz de Ferro, um grupo de aliens que quer invadir a Terra(Terra vocês entendam como unica e exclusivamente Tokio).


Takuya decide investigar tambem o caso da nave e se depara com o guerreiro Garia, ultimo sobrevivente do planeta Spider, o guerreiro conta que estava perseguindo os dois viloes e decide injetar em Takuya um pouco do seu sangue para dar a ele os poderes de aranha(notem a total indiferença entre o personagem da marvel e o adaptado aqui pela toei)ele tambem ganha um bracelete que fornece um uniforme e a nave que tambem vira um robo de luta chamado Leopardon(que ja sai do lance das aranhas) fazendo assim Takuya um defensor da terra na luta contra os inimigos ali.

 A serie foi inovadora no Japão por ter alguns elementos usados depois em outras produções, como por exemplo o monstro do dia ficar gigante depois de morrer para assim fazer o heroi usar seu robo na luta.

A serie não é das melhores coisas feitas para o fã de Homem-Aranha, todos os elementos da historia de vida do personagem foram colocadas de lado, aqui ele segue os padrôes de qualquer personagem tokusatsu como a “armadura” para suas lutas, um super carro ou moto, um robo gigante, monstros de visuais duvidosos e claro, as lutas na famosa pedreira que nunca podem faltar em qualquer serie japa.

Assisti alguns episodios no youtube e como todo mundo deve saber, é tudo muito tosco em termos de efeitos especiais, roteiro cheio de furos, erros de continuidade e por ai vai, mas vale a pena por ser algo diferente do que estamos acostumados de ver.


Com o sucesso da serie por la, a Marvel tentou apostar em outra adaptação com a Toei, que seria sobre o Capitão America, mas que com todas as trocentas mudanças que fizeram para adaptar, acabou virando um super sentai chamado Battle J Fever, onde cada um dos herois tinha como simbolo um pais diferente, mas super sentais ficam para uma outra coluna.

Essa materia dedico ao meu amigo la de Belem do Para, Raoni, que sugeriu o texto, pois ele é um grande fã do Aracnideo e leitor frequente de nosso blog.



Um comentário:

  1. Hehehe, valeu pela dedicatória!

    Pra quem é fã do Aranha, vai estranhar que não tem absolutamente NADA a ver com os quadrinhos. Mas quem é fã de Tokusatsu vai curtir e achar bem engraçado, hehehe...

    ResponderExcluir