quinta-feira, 14 de março de 2013

Ed Wood – Homenagem ao rei do cinema trash pelas mãos de Tim Burton



Dia desses estava mexendo no meu arsenal de filmes e encontrei uma produção cine biográfica sobre o diretor cult Ed Wood dirigido por Tim Burton, assisti de novo e vou compartilhar minhas emoções com vocês acerca do filme.
Eu nunca fui um fã de Tim Burton, são pouquíssimos filmes dele que me chamam atenção, salve Edward mãos de tesoura, os dois filmes do Batman e o filme aqui em questão.

Ed Wood foi lançado no ano de 1994, aqui ele procura contar de uma maneira bem cômica, no padrão Burton, a vida de Wood, um diretor dos anos 50 famoso por fazer seus filmes em questão de dias e com um custo muito baixo em comparação com produções de Hollywood da época.
Uma das características de Wood fora a rapidez e baratamento de suas produções, era a tosqueira que reinava em seus filmes, cenários porcamente montados, atores de origem duvidosa, erros de continuidade, textos e diálogos sem um pingo de sentido e nexo, mas mesmo assim ele se tornou cult.

Para produzir seus filmes, Wood se submetia a qualquer coisa, desde colocar filhos sem um pingo de talento dos patrocinadores de seus filmes até a se converter a igreja Batista, só para poder arrecadar fundos para suas produções.
E aqui no filme de Burton, todos os elementos da vida do diretor estão bem retratados, com uma interpretação de um inspirado Johnny Depp, no papel titulo, onde no filme tudo que era possível foi retratado  como por exemplo, a mania que Wood Tinha de se vestir de mulher, inspiração para o primeiro filme que ele dirigiu chamado “Glen ou Glenda” considerado uma das piores coisas feitas no cinema. Outro ponto interessante na historia de Wood foi sua amizade com o antigo ator de filmes de terror Bela Lugosi, famoso por interpretar Drácula nos cinemas naqueles tempos. O diretor era um grande fã de Bela e quando surgiu a oportunidade de poder fazer filmes com seu ídolo (até porque Bela estava doente e pobre e precisava de dinheiro para poder bancar seus remédios e drogas) Wood não perdeu tempo.Bela Lugosi aqui é interpretado pelo veterano Martin Landau(Ed Tv, Cine Majestic) que ganhou um Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme.
Temos também na produção um elenco de apoio de primeira com astros como Bill Murray, Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette e outros, todos fazendo os amigos que acompanharam a carreira de Wood.
Outro ponto interessante do filme é que ele é filmado em preto e branco, usando elementos e uma trilha sonora tipica das produções clássicas dos anos 50.

Como citei antes, o filme procura contar toda a vida de Wood como diretor do inicio das suas produções culminando no clássico trash “Plano 9 do espaço sideral” onde todos os elementos o trash podem ser encontrados, como discos voadores e seus fios balançando, cenários se mexendo, os famosos erros de continuidade e frases sem sentido ou com erros totais de concordância  uma das frases do filme se torno imortal nos dias de hoje, dita logo no inicio “Eventos futuros como este irão afeta-los no futuro”, lindo,não?
Mas mesmo tendo sido considerado o pior diretor do mundo naqueles anos 50 e 60, após sua morte Wood ganhou o status de diretor cult e seus filmes são adorados hoje por adoradores dos filmes B.
Fica a dica  com esse filme marcante da década de 90, Ed Wood é obrigatório para aqueles que gostam do cinema feito com coração e alma,mesmo que não se tenha os recursos necessários  mas mesmo assim, feito com amor, como Wood fez em seus anos de vida.
Abaixo o filme completo e dublado, recomendadíssimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário