quinta-feira, 25 de abril de 2013

The Doors- o filme- poesia e rebeldia de mãos dadas



No ano de 1991, o diretor Oliver Stone(Platoon) decide lançar nos cinemas a cinebiografia do famoso poeta e rockstar Jim Morrison, vocalista da banda The Doors durante os anos 60 falecido nos anos 70 pelo abuso de drogas e alcool.
Para o filme temos escalado para o papel principal o ator Val Kilmer(Top Gun, Batman Forever) e de Meg Ryan(Joe contra o vulcão,Harry e Sally) fazendo a namorada do protagonista.
A premissa do filme é abordar a carreira de Morrison desde seus dias na faculdade de cinema culminando na sua chegada ao estrelado como vocalista da banda The Doors. Temos aqui Val Kilmer atuando como o protagonista e podemos dizer que aqui nos deparamos com uma grande atuação, pois Kilmer encarnou muito bem o papel de Morrison, tanto em atuação como em sua aparência, ele ficou identico ao original, conseguindo dar vida total ao personagem, Meg Ryan também foi muito bem no papel de Pamela Morrison, namorada de Jim que aguentava todos os abusos e excessos do músico. No papel dos integrantes da banda  temos os atores Kyle Maclachlan como o tecladista Ray Manzarek, Frank Whalley como o guitarristaRobby Krieger e Kevin Dillon como John Desmore, eles que também ficaram muito bem caracterizados bem próximo dos originais.

O filme procura abordar toda a carreira do polêmico Jim Morrison que dividia sua carreira como músico/poeta com o total abuso de drogas e bebidas, mostrando a banda em suas tours pelo mundo, os processos de composição, seu relacionamento com a imprensa e com os fãs e como funcionava o cenário musical para as bandas nos anos 60.
O filme peca em um unico detalhe, não nos mostra o lado poeta de Morrison, pois ele no tempo em que esteve com a banda tambem chegou a lançar livros de poesia, aqui o diretor procurou nos mostrar mais o lado “porra louca” do protagonista e não se preocupou em mostrar outras facetas como escritor e poeta de Jim.
Apesar desse pequeno detalhe, temos aqui uma grande obra, um filme onde nos mostra um Val Kilmer inspiradissimo e Meg Ryan atuando de uma maneira impar, saindo total das mocinhas românticas que a tornou famosa nos anos 90.

Para aqueles que são amantes de uma boa música e que também se interessam em saber a trajetoria de seus idolos pela vida como ser humano e músico, aqui fica a dica para um desses generos, vale a pena assistir, fica a dica de um clássico da nossa querida sétima arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário