sábado, 27 de abril de 2013

A procura de Eric –A fabula do futebol



O filme inglês "A procura de Eric" procura juntar a paixão pelo futebol com a realidade de uma vida de alguém amargurado pelas frustrações que o mundo as vezes nos presenteia.
O filme lançado em 2009 nos conta a história de Eric Bishop, um carteiro da cidade de Manchester, que sofre ataques de pânico e que num desses primeiros surtos abandonou sua mulher e filha ainda recém-nascida  e depois de muitos anos que se passaram, a filha deles já adulta precisa da ajuda de seus pais para cuidar de sua filhinha também uma bebê para poder concluir sua monografia de fim de faculdade.

Alem de viver com o peso de ter negado sua presença paterna a sua primeira família nosso protagonista Eric ainda tem de conviver com seus dois enteados do segundo casamento que também não deu certo, garotos que não ajudam em casa, não fazem nada e um deles ainda tem envolvimento com o mundo do crime e das drogas, tudo isso causado pela também ausência paterna de Eric em seu lar, resumindo, uma vida desgraçada mesmo.
Num dia qualquer em sua miserável vida, Eric mexe nas coisas do quarto de um de seus “filhos” e encontra um punhado de maconha e para poder fugir um pouco da tal realidade que vive decide puxar um fuminho e numa das tragadas nosso protagonista vê em sua frente o craque do futebol Eric Cantona, mas, prezado leitor klitoriano,quem foi Eric Cantona?
Bem,vamos lá, quem cresceu nos anos 90, assim como esse que vos escreve, sabe que no futebol europeu dessa década em questão um clube chamado Manchester United dominou muitos campeonatos com seu poderoso time e tinha como destaque o grande jogador francês Eric Cantona, atacante polêmico que fez muitos gols em sua carreira e que num desses momentos foi suspenso dos gramados por 9 meses depois de dar uma voadora num torcedor de um time adversário na Inglaterra. Ele como uma figura folclórica que sempre foi, na coletiva de imprensa onde ele ia explicar para os repórteres sobre sua sua suspensão soltou a famosa frase “Quando as gaivotas seguem o barco dos pescadores, é porque pensam que sardinhas serão atiradas ao mar” e depois saiu da sala deixando todos os repórteres no vácuo e com pensamentos como essa que a aparição de Cantona é construída durante o filme.

Como o craque é visto pelo ponto de vista de um fã apaixonado por seu time, então a figura polêmica de Cantona é substituída por um conselheiro e amigo fiel que procura ajudar Eric a sair de toda a desgraça que é sua vida, o aconselhando de todas as maneiras para que ele possa se reconciliar com sua primeira esposa e dar um rumo na vida dos seus dois enteados.
O filme se destaca muito pela interação dos dois personagens, o mais interessante é que Cantona só aparece quando Eric fuma um cigarro de maconha e o mais surreal disso tudo e que ele divide o cigarro com o ex- jogador durante suas conversas. Outro ponto interessante do filme , como citei antes, é a visão que é nos passada sobre a personalidade de Cantona, ele que outrora foi um jogador polêmico aqui nos é mostrado como uma pessoas do bem, não que ele na realidade nao seja, mas é uma grata surpresa diante da história que ele fez no decorrer dos seus anos como atleta do clube Manchester. Aqui vemos um amigo, conselheiro e um homem centrado que procura passar para o protagonista a confiança e experiência conquistada com o decorrer de sua vida.

Temos aqui um filme que se constrói como uma fábula e  mistura-se a realidade cotidiana, uma obra que cena a cena que vai crescendo em emoção, drama, humor e superação com referencias a problemas da realidade de qualquer cidadão comum.
Um grande filme e fica a dica a vocês amigos do blog, vale a pena assistir e ainda durante a pelicula podemos ver alguns gols da carreira desse grande craque que foi Cantona.

Ps: Apesar de Cantona aparecer como se fosse um espirito, ele não é alguem que morreu, na realidade, ele esta vivo e bem vivo, amigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário