quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Superman Lives Again-o filme de Tim Burton que não saiu.



Olá, amigos e irmãos do belo planeta de Klitorian...
Anteriormente fiz uma matéria sobre o filme do Homem-Aranha de 86 que não foi lançado, agora a bola da vez é o nosso amigo de Krypton, Superman, que teria a direção de Tim Burton.
Isso ocorreu no ano de 1996, a intenção era trazer de volta aos cinemas uma nova franquia do Homem de aço e a Warner pensou logo no nome de Burton pelas boas bilheterias de seus dois filmes do Batman e para o roteiro haviam chamado o então aspirante a diretor Kevin Smith (Barrados no Shopping, O Balconista) que mesmo sendo desconhecido na época era um grande fã de Hq e também de Superman.
O roteiro era baseado na morte e ressurreição de Superman, seguindo alguns passos do quadrinho original, mas com algumas mudanças, porem, conseguia ser fiéis as revistas do herói. Seus inimigos chave no filme seriam Brainiac, que no filme seria o responsável pela explosão de Krypton, e Lex Luthor, agindo como um comparsa de Brainiac na trama.
No filme iria ser usado muitos elementos do quadrinhos, como a apareição rápida do vilão Pistoleiro(inimigo de Batman) que segundo o roteiro, ia impulsionar a primeira aparição de Superman no filme, o mostro Apocalipse, que durante o filme ia ser responsável pela morte do herói e durante o funeral do mesmo, iríamos ter uma participação de Batman num telão fazendo um pronunciamento no enterro e após uma série de fatos, que iriam ocasionar uma invasão alienígena a Terra liderada por Brainiac, aconteceria ai a ressureição de Super nas mãos do Erradicador,outro conhecido no universo do personagem.
Em outras palavras, um ótimo roteiro, porem, esbarrou na desaprovação de Burton e seu parceiro John Peters.O diretor não queria que o uniforme fosse o tradicional azul e vermelho, pois ele achava afeminado para as telas, o Peters achava que ele não deveria voar, pois os efeitos de vôo usados não eram legais na época, Kevin Smith chegou até modificar no roteiro que na hora de voar, seria visto uma grande mancha azul e vermelha no ar seguido de algo próximo de uma explosão,mas não adiantou, a idéia era que o herói desse super saltos e usasse um super carro planador, enfim, um absurdo.

O festival de bizarrices não parou por ai, Super iria usar uma armadura preta e depois outra azul toda elétrica e para o papel titulo, o diretor queria Sean Pean, pois segundo Burton, ele possuía um olhar assassino, depois o nome mais forte foi o de Nicolas Cage, que Burton dizia ter um lado sombrio a ser explorado do herói e Cage seria perfeito para isso.

Os fãs ao saberem disso na época, não reagiam bem, alem das mudanças bizarras no roteiro, não aceitavam Cage no papel, até mesmo o ator discordava de tudo que estava La, dizendo que deveriam voltar a idéia original do roteiro, mas Burton foi teimoso e insistiu até o fim, mas o projeto afundou.
Anos depois Burton revelou muitas fotos da pré-produção que ocorreu na época, isso no ano de 97, fotos dos testes de roupas do herói, alguns moldes do corpo do personagem com o rosto de Cage e também caíram na rede vídeos desses testes, também no mesmo ano lançaram um teaser pôster anunciando o filme para 98.


Mas graças a Saint Seiya, o projeto foi jogado no lixo, anos depois cogitaram fazer um filme de Batman VS Superman, mas também não deu certo e cada herói tomou seu rumo no cinema, no caso do Super, com o filme Superman Returns.
Fica ai mais uma curiosidade do mundo do cinema e que venha Superman em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário