terça-feira, 12 de março de 2013

Cirtica do filme "O lado bom da vida" -Cativante do inicio ao fim.



O novo filme do diretor David O. Russel é exuberante. A história nos leva a momentos felizes, febris, tristes, engraçados, altos e baixos de uma pessoa com alguns problemas em sua cabeça, esse em questão é o personagem Pat Solatano Jr, intensamente interpretado pelo ótimo Bradley Cooper (Se beber não case, Esquadrão classe A), que no filme retorna para casa depois de oito meses se reabilitando numa instituição para problemas mentais.

Pat tinha sido colocado nessa clinica após flagrar sua esposa junto do amante no banheiro de sua casa e num subito ato de loucura ele espanca violentamente o tal amante, assim foi mandado para a clinica, mas depois desse tempo, perder peso,(no filme toda vez que alguem o vê depois desses oito meses dizem que ele parece mais magro) e tentando se almentar da filosofia que o titulo do filme nos oferece, ele se sente pronto para enfrentar novamente o mundo, porem, o mundo nao esta pronto para recebe-lo.
Esse é o mundo do Pat, ou pelo menos, como é personificado pela familia e amigos dele, através de piadas, medos e alegrias para segurar um homem que estava se virando para um vazio em sua vida. Pat é um homem bipolar, que mergulha em momentos de alegria e paixão intensamente dolorosas no filme.

No cinema sempre procuram fazer filmes focados em um único tema, como por exemplo, esportes, dança, superaçao e a mente humana e aqui em “O lado bom da vida” vemos todos esses elementos juntos em um filme.
Ao voltar para casa levado por sua mãe Dolores, interpretada de maneira espetacular por Jackie Weaver(Reino animal) Pat tenta voltar a conviver com seu pai, Sr Pat Solatano,interpretado por Robert De Niro(todos sabem de quem se trata)que possui transtorno compulsivo obsessivo, e também nessa jornada conhece a viuvá Tiffany, interpretado por Jennifer Lawrance (X-Men First Class) que possui problemas para se ajustar na sociedade e adquirir uma postura exigida por ela.
Pat tenta de todas as maneiras de corrigir, mas sempre poe tudo a perder, porem, ao conhecer Tiffany, que também tem tantos problemas como ele, mas que detém de uma personalidade forte e uma franqueza unica, acaba fazendo Pat se acertar com a vida.
O filme ganha por explorar seu elenco com uma atuação bem realista, momentos fortes de drama, uma familia completamente tresloucada comandada pelo personagem de De Niro, numa interpretação que há seculos não se via em seus filmes, enfim, o elenco torna o filme muito cativante.
Podemos destacar aqui Bradley Cooper como o protagonista, em um momento único em sua carreira, pois ele é muito conhecido por seus filmes de comédia ou de ação, mas aqui vemos ele focado em uma atuação impar, outro destaque é a Jennifer Lawrence, que rouba a cena toda vez que aparece sem fazer o minimo de esforço, seu oscar nesse ano não foi a toa, cito novamente De Niro em uma atuação espetacular e voltando aos seus momentos áureos e até os personagens secundários como o de Cris Tucker, que faz um de seus amigos recém saídos da clinica, fazem do filme uma coisa unica.

“O lado bom da vida” é um filme recomendadíssimo aqui por esse rapaz que voz escreve, filme esse que possui momentos de altos e baixos, de alegrias e tristezas, de quedas e superação como de qualquer ser humano e que ao seu fim nos faz refletir, pois a beleza e salvação em nossas vidas esta em seus pequenos detalhes.


Um comentário: